O mercado dos Marketplaces vem crescendo de forma exponencial pelo mundo, mercados como EUA e China detêm o maior número de poder de compra na parte de serviços online vindo desse tipo de plataforma.

O que é um Marketplace?

É como se fosse uma espécie de shopping virtual, é uma plataforma online que liga a oferta com a demanda, sejam eles de serviços ou produtos.

Neste caso, para quem é cliente possui a vantagem de poder comparar diferentes produtos e profissionais no mesmo lugar. Enquanto que os vendedores têm acesso a uma loja virtual, para poderem divulgar seu trabalho para várias pessoas ao mesmo tempo.

Não somente isso, também é mais fácil atrair o público para um site grande que tenha bons acessos do que começar uma loja comum do zero.

Marketplaces no mundo

Para você ter uma ideia, os Marketplaces já são consolidados mundo afora, só no Brasil que chegou tardiamente. O Ebay, por exemplo, foi o percurso dessa tendência no lançamento de sua plataforma em 1995.

A Amazon também abraçou a corrida dos Marketplaces, o sucesso é tamanho nos EUA que hoje ocupam 50% das vendas online do país.

Se formos falar da China, com um modelo de negócios virtual ocupam cerca de 90% do faturamento do varejo online do país inteiro, contrapondo os americanos com 33% da predominância de mercado.

Marketplaces no Brasil e Crescimento

Os Marketplaces vem se tornando componentes consolidados em nichos normalmente tradicionais dos setores de e-commerce, o que acaba favorecendo o espaço de mercado para exploração de novos nichos.

A tendência é que haja um maior crescimento de mercado, já que 71% dos vendedores oferecem seus produtos em apenas uma plataforma e ainda não enxergaram o potencial de estar em mais de uma ao mesmo tempo.

Além disso, existem 50% dos vendedores que não entendem o que realmente são os Marketplaces, o que ainda impacta na aceitação nacional o que é diferente pelos números internacionais.

Outro ponto que limita o pensamento, é que muitas pessoas acreditam que só podem usufruir dos benefícios dos Marketplaces quem vende 100% online e não é verdade, é possível você ter um modelo híbrido de negócio.

Se você tem uma loja física poderá usar os serviços deles para vender online, em vez de ter todo o estresse de abertura de uma loja online, os Marketplaces  vão te permitir tudo isso e com um custo menor e maior expansão de vendas.

Eles estão dominando o mercado de e-commerce no Brasil e ainda há muito espaço a ser preenchido e assim crescer negócios em uma economia que claramente precisa empreender mais.

Gostou do conteúdo? Aproveite e compartilhe em suas redes sociais.

 


                                       

0 comments:

Postar um comentário

Destaque



Post Recentes

Atualizações do Instagram

Subir