O
mercado dos Marketplaces vem
crescendo de forma exponencial pelo mundo, mercados como EUA e China detêm o
maior número de poder de compra na parte de serviços online vindo desse tipo de
plataforma.
O que é um
Marketplace?
É
como se fosse uma espécie de shopping virtual, é uma plataforma online que liga
a oferta com a demanda, sejam eles de serviços ou produtos.
Neste
caso, para quem é cliente possui a vantagem de poder comparar diferentes
produtos e profissionais no mesmo lugar. Enquanto que os vendedores têm acesso
a uma loja virtual, para poderem divulgar seu trabalho para várias pessoas ao
mesmo tempo.
Não
somente isso, também é mais fácil atrair o público para um site grande que
tenha bons acessos do que começar uma loja comum do zero.
Marketplaces no mundo
Para
você ter uma ideia, os Marketplaces
já são consolidados mundo afora, só no Brasil que chegou tardiamente. O Ebay,
por exemplo, foi o percurso dessa tendência no lançamento de sua plataforma em
1995.
A
Amazon também abraçou a corrida dos Marketplaces,
o sucesso é tamanho nos EUA que hoje ocupam 50% das vendas online do país.
Se
formos falar da China, com um modelo de negócios virtual ocupam cerca de 90% do
faturamento do varejo online do país inteiro, contrapondo os americanos com 33%
da predominância de mercado.
Marketplaces no Brasil e Crescimento
Os
Marketplaces vem se tornando
componentes consolidados em nichos normalmente tradicionais dos setores de
e-commerce, o que acaba favorecendo o espaço de mercado para exploração de
novos nichos.
A
tendência é que haja um maior crescimento de mercado, já que 71% dos vendedores
oferecem seus produtos em apenas uma plataforma e ainda não enxergaram o
potencial de estar em mais de uma ao mesmo tempo.
Além
disso, existem 50% dos vendedores que não entendem o que realmente são os Marketplaces, o que ainda impacta na
aceitação nacional o que é diferente pelos números internacionais.
Outro
ponto que limita o pensamento, é que muitas pessoas acreditam que só podem
usufruir dos benefícios dos Marketplaces
quem vende 100% online e não é verdade, é possível você ter um modelo híbrido
de negócio.
Se
você tem uma loja física poderá usar os serviços deles para vender online, em
vez de ter todo o estresse de abertura de uma loja online, os Marketplaces vão te permitir tudo isso e com um custo menor
e maior expansão de vendas.
Eles
estão dominando o mercado de e-commerce no Brasil e ainda há muito espaço a ser
preenchido e assim crescer negócios em uma economia que claramente precisa
empreender mais.
Gostou
do conteúdo? Aproveite e compartilhe em suas redes sociais.
0 comments:
Postar um comentário